
Este artigo foi retriado do Store Norske Leksikon e traduzido pelo fundador do site, Yuri Fabri Venancio. O texto foi traduzido um tanto ao literalmente por motivos didáticos.


Harald Hårfagre var konge i Norge fra cirka 865 til rundt 933. Etter sagatradisjonen var han den første konge over hele Norge, gift med dronning Ragnhild Eriksdatter. Han var rikssamleren som alle senere tronkrevere hevdet å nedstamme fra.
A batalha decisiva ocorreu em Hafrsfjord, perto de Stavanger, por volta de 885. A batalha é representada em um poema escáldico, composto por Torbjørn Hornkloves (ou Tjodolv de Kvine), chamado Haraldskvæði. Após esse evento, Haraldo se tornou rei até sua morte por volta do ano 932.
A saga diz que Haraldo era um rígido senhor que cobrava impostos e “apoderava-se de todos os morgadios”. Provavelmente, tratava-se tanto de confisco de propriedades e de bens móveis de certos oponentes quanto de uma aquisição mais formal do morgadio da Noruega.
A narrativa de que o reinado implacável de Haroldo Belos-Cabelos (em antigo nórdico ófríki) deu impulso para a emigração para a Islândia tem uma credibilidade histórica limitada. A emigração já teria começada por volta de 860, e os motivos eram diversos.
Para defender o seu reino contra investidas vikings, Haraldo realizou uma marcha em direção às ilhas escocesas e aliou-se com o rei Athelstan da Inglaterra. Ele colocou ao mundo, pelo menos, nove filhos com diferentes mulheres. Como pretendente à coroa, ele designou Eirik Machado Sangranto (Eiríkr blóðøx), filho que teve com uma princesa dinamarquesa chamada Ragnhild.
Harald Belos-Cabelos foi sepultado em um monte perto de Haugesund, e sobre o seu monte foi erigido um memorial em 1872.