
Este artigo foi retirado do Store Norske Leksikon traduzido pelo fundador do site, Yuri Fabri Venancio. O texto foi traduzido um tanto ao literalmente por motivos didáticos.


Harald I Blåtann, sønn av Gorm den gamle, regnes som den første kongen som hersket over hele Danmark. Harald var dansk konge ca. 950–985, og hersket også over deler av Norge.
Harald Blåtann entrava constantemente em conflito com o imperador alemão pela desembocadura do rio Eider e parece ter construído a fortaleza Jomsborg em Wolin, nas margens do rio Oder, em defesa contra os Vendos¹.
Na Noruega ele governou Viken². Quando os filhos de Gunnhild³ ameaçaram fazer-se senhores dessa parte do país, Harald ajudou o jarl Håkon chegar ao poder na parte do Norte e do Oeste norueguês e manteve Viken para si próprio. Como lensmann do rei dinamarquês, Håkon participou com seu exército norueguês da guerra territorial contra o imperador em 974⁴ .
Por volta de 960, Harald Dente Azul permitiu ser batizado e, em seu período, a Dinamarca foi dividida em quatro bispados. Em seus últimos anos, ele teve que lutar contra o próprio filho, Svein I, também conhecido como Svein Barba Bifurcada, e morreu em Jomsborg por uma flecha.
Em Jelling, Dinamarca, Harald elevou uma pedra rúnica em memória de seus pais e de si mesmo. Na pedra, ele chama a si mesmo de “O Harald que venceu toda a Dinamarca e Noruega, e transformou os dinamarqueses em cristãos”.
Flere kilder hevder at hans sønn erobret kongsmakten fra sin gamle far. En av kildene er Snorre Sturlasson i Heimskringla som skriver på norrønt:
1 é um nome histórico para os eslavos ocidentais que vivem perto de áreas de assentamentos germânicos
2 é um distrito histórico ao redor do Fiorde de Oslo no sudeste da Noruega
3 Gunnhild, a mãe dos reis, era esposa de Erik Machado Sangrento (rei da Noruega entre 930 e 934). Depois da morte de todos os seus filhos, que ocorreu até 970 (o último foi Harald II Eriksson), Harald Dente Azul virou por um curto período rei da Noruega, com o jarl Håkon subjugado.
4 referência ao imperador Otto II do Sacro Império Romano-Germânico, que em 1950 subjugou o Reino da Dinamarca e forçou o rei Gorm, o velho (pai de Harald), e o próprio Harald a se converterem ao Cristianismo.
