Tradução bastante literal por motivos didáticos 
Data: 2. de setembro de 2019
Texto de  Petter Pettersen e Marianne Rustad Carlsen (NRK)
Tradutor: Yuri Fabri Venancio

O ponta-pé inicial para o novo Museu da Era Viking foi dado, uma vez que o ministro promete agora conceder 35 milhões de coroas norueguesas para um novo museu em Bygdøy. – Um passo muito importante para preservar o patrimônio mundial, diz o diretor do museu.

Houve um grande suspense sobre quando e se o  dinheiro será destinado ao novo Museu Viking em Bygdøy. Os planos estavam claros, mas o dinheiro para iniciar a construção estava pendente.

Agora, Iselin Nybø, Ministra de Pesquisa e Ensino Superior, promete 35 milhões de coroas norueguesas para um novo Museu Viking.

– Eu não consigo parar de sorrir. É de uma grande felicidade que o governo tenha dado um sinal verde e, também, 35 milhões de coroas norueguesas para a construção de um novo museu Viking, Nybø disse durante uma entrevista de imprensa hoje.

Det nye Vikingtidsmuseet på Bygdøy
– Grande passo para conservar o patrimônio mundial

O diretor de museu do Museu de História Cultural, Håkon Glørstad, trabalhou, por muitos anos, para implantar um novo museu, e agradeceu por ter conseguido vivenciar esse dia.

Provavelmente sou o homem mais feliz da Noruega. Este é o presente mais fantástico que qualquer diretor de museu interessado em história poderia receber.

– É uma longa batalha que finalmente está sendo coroada com vitória. É um passo muito importante para tomar conta do patrimônio mundial para a posterioridade, diz Glørstad.

 Tenho estado muito preocupado. Tomar conta de uma das heranças nacionais mais importantes da Noruega que, de fato, os navios Viking são, é uma responsabilidade muito grande.

35 milhões é suficiente?

– É o suficiente para iniciar e preparar tudo para o início da construção; a construção também custará muito mais. Mas é uma verba importante, porque é um compromisso do governo e do parlamento de que alguém fará isso, diz Glørstad à NRK.

– Nossa responsabilidade internacional

O ministro começou enfatizando a importância que a coleção da Era Viking da Noruega tem para o futuro.

– A Noruega tem a maior, melhor e mais exclusiva coleção da Era Viking em todo mundo. O navio Oseberg é um exemplo único disso. É nossa responsabilidade cuidar dessas maravilhosas coleções para a posteridade.

Pode-se esperar que venham verbas no próximo ano para continuar a construção?

– Sim, agora podemos dizer que construiremos o museu. Ele terá um preço de pouco menos de 2 bilhões de coroas norueguesas, e assim a edificação estará lá. Levará de quatro a cinco anos para construí-lo, no entanto, era importante começar com isso agora”, disse Nybø à NRK.

A ministra da Cultura e Igualdade de Gênero, Trine Skei Grande, deixou claro que isso também é de importância internacional.

– Não é apenas um grande dia para Oslo e para a Noruega como nação; é também nossa responsabilidade internacional. Isso faz parte de nossa herança internacional, que estamos prontos para gerenciar e divulgar.

– Tem sido uma luta para conseguirmos isso. Agora, estou muito feliz por nos colocarmos no mesmo objetivo e, assim, podermos dizer “go”, diz Skei Grande.

Você estava preocupada que os navios viking ficassem mais deteriorados?

– Sim, tenho me preocupado muito com isso. As informações sobre como os navios se deterioram são assustadoras, e é por isso que agora estamos tomando uma medida.

– A grande promessa ainda permanece!

Embora o governo agora coloque 35 milhões de coroas norueguesas à disposição, a porta-voz de pesquisa e ensino superior do Partido Trabalhista (Arbeidspartiet), Nina Sandberg, não se sente tranquilizada.

“É bom que chegue algum dinheiro atrasado durante a campanha eleitoral, mas a grande promessa permanece”, diz Sandberg, que faz parte do comitê de educação e pesquisa no Parlamento.

“O Partido Trabalhista continuará pressionando o governo a trabalhar rapidamente, uma vez que os navios da Era Viking são uma herança cultural inestimável que estão, nesse momento, apodrecendo”, diz Sandberg.

Ela ressalta que o Partido Trabalhista inseriu dinheiro para um pacote destinado a um resgate de emergência aos navios da Era Viking em seu orçamento alternativo para 2019.

– É necessária uma quantia muito maior que os 35 milhões dos fundos iniciais para salvar, de maneira permanente, os navios da Era Viking, diz Sandberg.

Vikingskipene brytes ned

Como a NRK escreveu anteriormente, um relatório de risco internacional declarou em 2012 que os objetos da Era Viking em Bygdøy estão se deteriorando da maneira que estão sendo exibidos hoje.

Tanto o Diretório de Patrimônio Culturais,  certas organizações e o Diretor do Museu de História Cultural, Håkon Glørstad, expressaram sua preocupação de que o patrimônio cultural norueguês se deteriore.

“O problema é que sabemos há muito tempo que os navios da Era Viking não estão bem alocados onde estão agora e que precisamos de um novo edifício para proteger os navios para a posterioridade”, disse Glørstad à NRK quando nenhum dinheiro foi destinado ao museu no orçamento do Estado para 2019. 

Tradução de Yuri Fabri Venancio

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?